quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cartografia

A elaboração de mapas é uma atividade realizada pela cartografia. Ela engloba desde atividades de obtenção de informações sobre o espaço a ser mapeado ou de pesquisa em livros e outros escritos, passando pela confecção dos mapas, até sua impressão
definitiva e publicação.

A cartografia é considerada ao mesmo tempo uma ciência, uma arte e uma técnica. O cartógrafo é o profissional que trabalha na elaboração de mapas.

Para elaboração de mapas são utilizadas técnicas bastante avançadas, como fotos aéreas e imagens de satélite, alem de computadores

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O que é Globalização - Definição

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

sábado, 5 de setembro de 2009

ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÂO BRASILEIRA

A população brasileira está envelhecendo e diminuindo o número de filhos. Segundo previsão do IBGE, em 2050 o país terá 173 idosos para cada 100 crianças. A previsão do instituto é que, seremos, aproximadamente, 215 milhões de brasileiros (menos que a população atual dos EUA), número menor em 44 milhões de pessoas em relação à última revisão periódica da população, realizada em 2004. A queda acentuada da fecundidade (número de filhos por mulher, que saltou de 6,2 nos anos 60 para 1,95 atualmente, ou seja, índice menor do considerado ideal para reposição populacional – 2,1) é a principal causa do freio no crescimento.

A estimativa é que a população brasileira pare de crescer em 30 anos, atingindo o chamado “crescimento zero” por volta de 2039. A partir daí, as taxas de crescimento serão negativas, com declínios absolutos do volume de população (o que não acontece hoje).

O brasileiro também passou a viver mais. Se em 1940 a vida média de longevidade mal atingia os 50 anos de idade, segundo o IBGE, o indicador atual está em 72 anos. De acordo com a projeção, o Brasil continuará a aumentar os índices de expectativa de vida, alcançando, em 2050, o patamar de 82 anos, alcançando o nível atual da Islândia e Japão, por exemplo.