sábado, 23 de junho de 2012

Sucessos e Fracassos da Rio+20


A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável terminou nesta sexta (22) com a adoção do documento chamado de "O Futuro que Queremos", veja abaixo:

CINCO SUCESSOS DA RIO+20: 

Compromisso socioambiental
Não existe desenvolvimento sustentável sem um esforço para a erradicação da pobreza e a proteção ambiental. Esta talvez seja a afirmação mais importante do documento "O Futuro que Queremos". Introduz um novo aspecto, a preocupação com a miséria, numa discussão que anteriormente tinha uma dimensão mais econômica.

Novos padrões de produção e consumo
O compromisso é repetido diferentes vezes ao longo do documento. A ideia é que os países se comprometem a investir em direção ao desenvolvimento sustentável, estabelecendo melhores padrões até 2020. O texto, porém, é vago em definir metas.

Além do PIB
O compromisso é repetido diferentes vezes ao longo do documento. A ideia é que os países se comprometem a investir em direção ao desenvolvimento sustentável, estabelecendo melhores padrões até 2020. O texto, porém, é vago em definir metas.

Objetivos do Desenvolvimento Susténtável
Em 2015, acaba o prazo fixado pelas dez "Metas do Milênio" propostas pela ONU para promover desenvolvimento ao redor do mundo. Na Rio+20, os países concordaram em adotar, a partir de então, novas metas globais para governos progredirem em indicadores sociais, ambientais e econômicos; serão os ODS.

Participação da sociedade
Seja dentro da própria conferência oficial, seja na Cúpula dos Povos, houve ampla participação da sociedade civil nas discussões sobre "O Futuro que Queremos". A série de Diálogos foi considera pela presidente Dilma Rousseff uma iniciativa inovadora, ainda que as propostas que saíram dos encontros fosse    muito vaga.

CINCO FRACASSOS DA RIO+20:

 Problemas de estrutura
Delegados reclamaram de diversos problemas estruturais da Rio+20. Para chegar ao Riocentro, sede da conferência, perdia-se de 60 a 90 minutos de ônibus. Preços altos assustaram os estrangeiros, que também relataram muitas dificuldades de comunicação com brasileiros por causa da língua.

Ausência de líderes
A expectativa de que a Rio+20 não apresentaria resultados fortes acabou por esvaziá-la. Os principais líderes mundiais, incluindo os chefes de Estado e governo dos EUA, China, Rússia e da União Europeia, não vieram ao Rio. No dia da conclusão da conferência, a chanceler Angela Merkel apareceu comemorando a vitória da Alemanha sobre a Grécia na Eurocopa.

Direito das mulheres
Assegurada em outras documentos da ONU, a menção ao direitos reprodutivos das mulheres foi excluída da Rio+20 por pressão do Vaticano. Trata-se de um retrocesso significativa na luta das mulheres. A presidente Dilma Rousseff foi cobrada por feministas a respeito deste ponto.

Financiamento
De todos os espinhos da negociação, este era um dos mais importantes. A criação de um fundo de US$ 30 bilhões, destinado a financiar o desenvolvimento sustentável, foi rejeitado pelos países ricos e ficou de fora do documento final.

Falta de ambição
Há unanimidade quanto a esta crítica, seja de governantes, seja de ONGs. O Brasil, no comando das negociações, privilegiou o acordo, expurgando do texto os aspectos mais polêmicos, o que resultou numa declaração aquém das expectativas.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

América: Um continente de diversidade


O continente americano possui ampla extensão territorial no sentido Norte-Sul. Essa particularidade, combinada com o relevo, a forma e disposição das porções continentais e insulares, proporciona ao continente uma farta diversidade de paisagens geográficas, uma vez que o continente fica submetido à ação das massas de ar e correntes marítimas. Por essa razão, é possível achar no continente uma grande variedade de biomas, tais como as florestas, tropicais e temperadas, as formações desérticas, a tundra, a taiga e as estepes, entre outros. Em razão das características físicas, o continente americano pode ser dividido em América do Sul e América do Norte, porções territoriais que correspondem às duas grandes áreas continentais, e América Central, composta por uma estreita faixa de terra (istmo) e por várias ilhas (Caribe).

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Diferença entre tempo e clima



As precipitações, os ventos, as temperaturas, a umidade e a pressão do ar são responsáveis pelo tempo e pelo clima.
TEMPO: É o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento. Ele muda constantemente. Em um mesmo dia é possível ocorrer vários tipos de tempo.
CLIMA: É o conjunto de variações do tempo em um determinado lugar da superfície terrestre. É definido a partir das médias das observações do comportamento da atmosfera em um longo período, no mínimo de 30 anos

terça-feira, 19 de junho de 2012

RIO + 20




Baía de Guanabara
 
A Rio + 20 é um evento onde governantes e membros da sociedade civil se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, está sendo realizada    na cidade do Rio de Janeiro, começou dia 13  e vai até dia  22 de junho de 2012,é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unida

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A América no mundo


O continente americano corresponde a cerca de 8% da área total da Terra ou 28,5% das terras emersas do planeta.
 
 É banhado, ao norte, pelo oceano glacial Ártico; ao sul, pelo oceano glacial Antártico; a leste, pelo oceano Atlântico; e, a oeste, pelo oceano Pacífico.
 Com aproximadamente 15 mil quilometros de extensão no sentido norte-sul, a América é  o segundo maior continente do planeta, completamente localizado no hemisfério Ocidental.
 O continente americano apresenta vários tipos climáticos, paisagens naturais e formas de relevo que o caracterizam como um continente diversificado.

domingo, 17 de junho de 2012

Fusos Horários



Quando a Terra realiza o movimento de rotação (em torno de si mesma), uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura.

Assim, áreas que estavam iluminadas vão gradativamente perdendo luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante.

A Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas.
 ( 24 hs = 360° : 24h = 15° que corresponde a 1 hora).

 Ainda: 15° - esta distância é o tempo que o sol demora para iluminar esta faixa de 15° da superfície terrestre. Assim sendo: o globo terrestre foi : em 24 fusos de 15°.

 O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro.

Cada fuso se encontra entre dois meridianos.

 Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.

 Antes da implantação dos fusos, havia diversos contratempos e problemas, por isso foi realizada em 1884, nos Estados Unidos, uma conferência de astrônomos, na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta.

 O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos.

 A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora

sábado, 10 de março de 2012

Curiosidades

1. A menor fronteira do Mundo é a que separa o Vaticano de Roma – com apenas 4,07 km.

2. Os Himalaias são a maior e mais alta cadeia montanhosa do planeta, formando uma barreira intransponível entre a Índia e a Ásia continental, ao longo de 2500 km. Mais de uma centena dos seus picos encontra-se acima dos 7 000 m, e inclui a montanha mais alta do mundo – o Everest com 8 848 metros de altura.

3. O deserto do Saara é o maior deserto do mundo com os seus mais de 9 260 000 km2 de superfície.

4. O pantanal brasileiro é a maior superfície alagada do Mundo e é um dos locais com maior diversidade de seres vivos de todos os grupos. A sua produtividade é também espantosa – todos os anos são pescados nos rios do Pantanal mais de 3 000 toneladas de peixe.

5. Na Líbia encontra-se o local mais quente do mundo, onde a temperatura pode atingir os 58 ºC.

6. Em alguns rios da Amazónia, a diferença do nível das águas entre os períodos de seca e o das cheias é equivalente à altura de um prédio de oito andares.

7. A Austrália tem cerca de 12 000 ilhas nas suas águas.

8. A área do Oceano Pacífico é superior à área de todos os continentes.

domingo, 23 de outubro de 2011

Regiões brasileiras


O Brasil está dividido em cinco regiões distintas, que possuem traços comuns no que se refere aos aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. Os limites de cada região - Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste - coincidem sempre com as fronteiras dos Estados que as compõem.

A região Norte é a que ocupa a maior parte do território brasileiro, com uma área que corresponde a 45,27% dos 8.547.403,5 de km2 da área total do País. Formada por sete Estados,tem sua área quase totalmente dominada pela bacia do Rio Amazonas.

A região Nordeste pode ser considerada a mais heterogênea do País. Dividida em quatro grandes zonas - meio-norte, zona da mata, agreste e sertão -, ocupa 18,26% do território nacional e tem nove estados.

No Sudeste, região de maior importância econômica do País, está concentrado também o maior índice populacional - 42,63% dos 157.079.573 brasileiros - e produção industrial. É formada por quatro Estados e apresenta grandes diferenças sob o aspecto físico, com litoral, serras e planícies.

Já o Sul, região mais fria do País, com ocorrências de geadas e neve, é a que apresenta menor área, ocupando 6,75% do território brasileiro e com apenas três Estados. Os rios que cortam sua área formam a bacia do Paraná em quase toda sua totalidade e são de grande importância para o País, principalmente pelo seu potencial hidrelétrico.

Finalmente, a região Centro-Oeste tem sua área dominada basicamente pelo Planalto Central Brasileiro e pode ser dividida em três porções: maciço goiano-mato-grossense, bacia de sedimentação do Paraná e as depressões. Formado por quatro Estados, esta região vem sofrendo alterações significativas na sua cobertura vegetal, com o cerrado sendo substituído gradativamente por plantações ou criação de gado em função do processo de ocupação nesta parte do Brasil.

domingo, 11 de setembro de 2011

O Buraco de Ozônio na Antártica

A atmosfera antártica tem um fenômeno peculiar que só acontece entre os meses de agosto e novembro e é conhecido como buraco de ozônio. Ele consiste de uma grande destruição das moléculas de ozônio pelos gases CFCs (clorofluorcarbonetos), que são produzidos pelas indústrias, especialmente os usados na refrigeração (geladeiras, ares-condicionados), na fabricação de aerossol e de plásticos. Esses gases permanecem na atmosfera por muitos anos, sobem até a alta atmosfera (estratosfera) e interagem com a radiação ultravioleta, liberando o cloro, que é um grande destruidor do ozônio.O cloro pode viver até 100 anos e o ozônio poucos dias, o que implica que um átomo de cloro pode destruir milhares de moléculas de ozônio. Esses gases são levados por ventos da alta atmosfera das regiões de latitudes menores, onde foram produzidos, para as regiões polares, e lá se concentram e ficam armazenados, especialmente na Antártica, onde a circulação atmosférica é mais isolada.