segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenômeno climático de alcance mundial que tem como maior conseqüência o aumento da temperatura média da superfície terrestre. Só nesse início de século a temperatura do planeta subiu quase 2ºC, mais alta do que na década de 60 do século XX. Meteorologistas e climatólogos acreditam que a ação humana é a principal responsável pelo fenômeno, o que inclui outras alterações como as geradas pelo maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial, bem como um maior consumo energético e um maior índice de poluição.

O Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seus relatórios são alarmantes e traçam um cenário para os próximos 100 anos cheio de dificuldades relacionadas às mudanças climáticas.

A evidência mais óbvia do aquecimento global é que a temperatura média da atmosfera aumentou em 0,74ºC de 1906 a 2005 e poderá elevar-se em 6,4ºC até o final do século 21. Esse aumento provoca o derretimento do gelo nos pólos e nas altas montanhas. O relatório do IPCC indica que algumas áreas do globo já perderam áreas congeladas e que entre o ano de 2070 e 2100 todo o gelo do Pólo Norte estará derretido durante o verão. Se isso ocorrer, vários animais, como o urso polar, serão extintos.
O derretimento do gelo também provocará mudanças significativas nos oceanos, como redução da salinidade, aumento da acidez e sua elevação (de 1906 a 2005 o mar já subiu 30 cm, pelo menos, e até 2100 o nível médio dos oceanos vai subir mais 59 cm).

Poderá também haver deslocamentos de ar na atmosfera, provocadas pelas mudanças de temperatura nos continentes e oceanos, e podem mudar a distribuição das zonas de alta e baixa pressão atmosférica e causar a redução das chuvas. Alguns cientistas acreditam que isso ocorrerá na Amazônia brasileira e a floresta vai diminuir, cedendo lugar para o avanço do cerrado (processo chamado de savanização).

O aquecimento global pode levar também a outros fenômenos, como alterações na produção agrícola, menor vazão nos rios durante o verão, furacões e tornados fortes, tempestades, inundações, deslizamentos de solos em encostas, secas prolongadas, superaquecimento em algumas localidades e períodos (ondas de calor) etc., vão se tornar mais freqüentes. Além do aumento da taxa de doenças.

As implicações do aquecimento global são inúmeras é fundamental um esforço conjunto: governos, sociedade civil e empresas em prol da sustentabilidade, garantindo o bem-estar de gerações futuras do ponto de vista ambiental, econômico, social e cultural. Nossos padrões de produção e de consumo estão em discussão; tecnologias limpas, baseadas em energias renováveis, são colocadas em prática. O mundo busca uma saída e o caminho pela frente ainda é longo. Mas é preciso persegui-lo.

A conscientização é a melhor saída!!

2 comentários:

  1. é isso mesmo professora!!!
    ó minha frase filosófica:
    "Somos parte de um grande problema ambiental,
    mas também somos parte da solução"


    Jean Carlos Macedo

    ResponderExcluir
  2. COMCORDO COM A SENHORA PROFESSORA SE TODOS PENSASSE ASSIM O MUNDO ESTARIA MELHOR!!

    ResponderExcluir