domingo, 9 de agosto de 2009

PLANETAS - CARACTERÍSTICAS

MERCÚRIO - O mais próximo, é o menor em tamanho do sistema solar. O seu dia (rotação em torno do próprio eixo) dura 58 dias e 16 horas terrestres e seu ano (translação) possui 87,97 dias terrestres. É o mais veloz dos planetas, recebendo sete vezes mais luz que a Terra. Não possui satélite, sua atmosfera é rarefeita, tem um relevo rochoso, cheio de crateras e é muito árido. Sua temperatura pode chegar a mais de 400ºC no lado voltado para o Sol e no seu lado oposto a temperatura pode variar para 180ºC abaixo de zero.

VÊNUS - É conhecido como Vésper ou ainda Estrela d'Alva ou Vespertina, pois é visível a olho nu à tarde ou ao amanhecer. O segundo planeta mais próximo do Sol é o sexto em tamanho - quase o mesmo da Terra. Não possui satélite, sua atmosfera é formada principalmente por gás carbônico e ácido sulfúrico, que criam um efeito estufa no planeta. Seu relevo é rochoso e vulcânico. Sua volta ao redor do Sol leva 224,7 dias terrestres. O seu dia, ou uma volta em torno de seu próprio eixo, leva 243,01 dias terrestres.

TERRA - O terceiro em afastamento do Sol, e quinto maior em tamanho, a Terra é o único que possui água na forma líquida e tem o ar rico em nitrogênio e oxigênio. A combinação desses três elementos gerou vida no planeta. Seu relevo é rochoso, formado por placas que se deslocam em volta do globo em função das altas temperaturas geradas no seu interior. As temperaturas da superfície variam de -70ºC a 55ºC. Possui um satélite: a Lua. A duração do seu dia (rotação) é de 23 horas e 56 minutos (aproximadamente 24 horas) a duração do seu ano (translação) é de 365 dias e 6 horas (possui ano bissexto para incorporar as 6 horas que sobram a cada quatro anos).

MARTE - É o quarto do Sistema Solar. Conhecido como o Planeta Vermelho por causa da coloração vermelha-ferrugem. Com montanhas, desertos, calotas polares, vulcões, desfiladeiros e atmosfera rarefeita, as temperaturas variam entre -120º C a 25ºC. Sua translação equivale a 686,98 dias terrestres, e a rotação dura 24 horas e 37 minutos. Possui dois satélites: Fobos e Deimos.

JÚPITER - É o maior planeta do Sistema Solar. Dentro dele caberiam 11 Terras. Acredita-se que ele represente 70% de toda a matéria que gira em torno do Sol. Sua temperatura é de -150ºC, com ventos de 500 km por hora. Translação de 11 anos e 315 dias terrestres, rotação de 9 horas e 56 minutos. Possui 39 luas ou satélites e três anéis formados por poeira e pedaços de rochas.

SATURNO - É o segundo maior planeta e sexto em afastamento do Sol. Gasoso, é rodeado por 7 anéis e bilhões de outros menores feitos de cristais de gelo e rocha. Foi o primeiro planeta a ser identificado pelos povos antigos. Temperatura de -150ºC e ventos de até 1.500 km por hora. Translação de 29 anos e 6 meses terrestres, rotação de 10 horas e 15 minutos. Possui 23 satélites.

URANO - É o sétimo planeta do Sistema Solar, conhecido como planeta verde-azulado devido à composição de sua atmosfera: hidrogênio, hélio e um pouco de metano. Seu eixo é bastante inclinado, o que faz com que seu giro em volta do Sol seja feito de lado (deitado) praticamente horizontal. Sua rotação sobre seu eixo é de 98º em relação aos outros planetas (a inclinação da Terra é de 23º). Sua translação é 84 anos e 4 dias terrestres, e a rotação de 12 horas e 14 minutos. Temperatura aproximadamente de -216ºC. Possui 21 satélites e 10 anéis.

NETUNO - O oitavo planeta do Sistema Solar é o quarto em tamanho e possui oito satélites naturais e cinco anéis. O planeta é azul: tem atmosfera de hidrogênio, um pouco de hélio e metano. As manchas escuras e nuvens brilhantes são formadas a partir das tempestades e ventos fortíssimos, de até 2.000 km/h. A temperatura é de -214ºC. Sua translação dura aproximadamente 165 anos terrestres e sua rotação é de 16 horas e 7 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário