A população brasileira está envelhecendo e diminuindo o número de filhos. Segundo previsão do IBGE, em 2050 o país terá 173 idosos para cada 100 crianças. A previsão do instituto é que, seremos, aproximadamente, 215 milhões de brasileiros (menos que a população atual dos EUA), número menor em 44 milhões de pessoas em relação à última revisão periódica da população, realizada em 2004. A queda acentuada da fecundidade (número de filhos por mulher, que saltou de 6,2 nos anos 60 para 1,95 atualmente, ou seja, índice menor do considerado ideal para reposição populacional – 2,1) é a principal causa do freio no crescimento.
A estimativa é que a população brasileira pare de crescer em 30 anos, atingindo o chamado “crescimento zero” por volta de 2039. A partir daí, as taxas de crescimento serão negativas, com declínios absolutos do volume de população (o que não acontece hoje).
O brasileiro também passou a viver mais. Se em 1940 a vida média de longevidade mal atingia os 50 anos de idade, segundo o IBGE, o indicador atual está em 72 anos. De acordo com a projeção, o Brasil continuará a aumentar os índices de expectativa de vida, alcançando, em 2050, o patamar de 82 anos, alcançando o nível atual da Islândia e Japão, por exemplo.
Excelente assunto, Ieda, destacas um teu blog. Idéia brilhante…
ResponderExcluirMuitas coisas precisam ser repensadas nessa nossa sociedade; o tratamento que dispensamos as nossas crianças por um lado, e por outro a vida a partir da terceira idade. Vamos em frente!