domingo, 17 de junho de 2012

Fusos Horários



Quando a Terra realiza o movimento de rotação (em torno de si mesma), uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura.

Assim, áreas que estavam iluminadas vão gradativamente perdendo luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante.

A Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas.
 ( 24 hs = 360° : 24h = 15° que corresponde a 1 hora).

 Ainda: 15° - esta distância é o tempo que o sol demora para iluminar esta faixa de 15° da superfície terrestre. Assim sendo: o globo terrestre foi : em 24 fusos de 15°.

 O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro.

Cada fuso se encontra entre dois meridianos.

 Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.

 Antes da implantação dos fusos, havia diversos contratempos e problemas, por isso foi realizada em 1884, nos Estados Unidos, uma conferência de astrônomos, na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta.

 O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos.

 A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário