segunda-feira, 30 de julho de 2012

EUROPA

A Europa é um continente situado no hemisfério norte . Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico.
 Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.
No geral, a economia dos países é bem desenvolvida, sendo que as mais fortes são: Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha.
  Existe no continente um forte bloco econômico chamado União Europeia (UE), que envolve 27 países. Quinze destes países utilizam uma mesma moeda, o euro. Existem também leis comuns que facilitam a circulação de cidadãos integrantes da UE.
  Em geral, a qualidade de vida dos europeus é muito boa. Os índices sociais estão entre os melhores do mundo. Nos países mais desenvolvidos da Europa, o analfabetismo é baixo, a expectativa de vida é alta e a criminalidade é pequena.
Há, neste continente, cinco grandes penínsulas: Itálica, Ibérica, Jutlândia, Balcânica e Escandinava.
  As ilhas europeias mais importantes são: Córsega, Islândia, Ilhas Britânicas, Creta, Sicília e Sardenha.
 O relevo da Europa é bem diversificado. Por ser um terreno de formação antiga, predominam as planícies. Encontramos também planaltos de baixas altitudes e cadeias montanhosas desgastadas (Cárpatos, Pirineus, Apeninos e Bálcãs).
  O litoral europeu é muito recortado, facilitando a instalação de portos e a navegação.
 Existem sete tipos de climas na Europa: temperado oceânico, temperado continental, mediterrâneo, subpolar, semi-árido, frio continental e frio de altitude.
Há vários rios na Europa, sendo que os mais importantes são: Danúbio, Reno, Volga, Douro, Tibre, Tejo, Sena, , Elba, Tamisa e Pó e Ebro.
  Embora grande parte da vegetação européia tenha sido devastada com o passar dos anos, ainda encontramos muitas formações vegetais neste continente. As principais são: Taiga ou Floresta de Coníferas (região norte), Tundra (extremo norte), Floresta Temperada (centro), Vegetação Mediterrânea (sul) e Estepes (leste)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Hidrografia do continente Americano


Um rio com seus afluentes forma uma rede hidrográfica. A área drenada por uma rede hidrográfica recebe o nome de bacia hidrográfica. Um conjunto de bacias hidrográficas, cujos rios correm para o mesmo destino, que pode ser um oceano ou um mar, constitui uma grande vertente. De modo geral, o continente americano possui uma hidrografia farta, pois suas terras são drenadas por numerosos rios.
As Vertentes podem ser entendidas como o conjunto de formas do relevo, que orientam o deslocamento de um rio. As vertentes do continente americano são:

Vertente do Ártico: Rios em grande parte congelados, muito importante para a pesca (Salmão) e para produção de energia (Mackenzie e Nelson)
 
Vertente do pacífico: Rios que nascem e descem as montanhas próximas, por esta razão são curtos e com cachoeiras.
 
Vertente do Golfo: Formada por rios que atravessam a planície do Mississipi, importante para a agricultura (Missouri/Mississipi)
 
Vertente do Atlântico: Abrigam os rios mais extensos e importantes do continente, grande aproveitamento econômico, transporte, pesca e energia (São Lourenço, Amazonas, Bacia Platina).

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vegetação do Continente Americano

Tundra — Encontrada no norte do Canadá e constituída principalmente por musgos o líquens; durante o verão essa vegetação floresce, servindo de pastagem. O clima é polar e subpolar.
 
Floresta Boreal (coníferas) — floresta homogênea que ocorre ao sul do Círculo Polar Ártico, em território canadense. É composta por coníferas bem espaçadas entre si. O clima nessa área é temperado frio.
 
Pradarias — Ocupam as planícies centrais, tanto no Canadá como nos Estados Unidos, na Argentina e Uruguai. São constituídas por gramíneas e herbáceas, adquirindo o aspecto de uma vasta pastagem (também ocorre no Brasil). O clima é temperado continental.
 
Estepes — Ocupam as regiões áridas e semi-áridas do oeste americano, norte do México e sul da Argentina. São vegetações compostas por gramíneas ressecadas, espalhadas em tufos pelo terreno e arbustos de diversos tipos de altura.
 
Florestas Temperadas — Floresta temperada é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas úmidas e abrange o leste dos Estados Unidos. A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas, como as das florestas da América do Norte, embora apresentem também árvores de folha persistente, cujas folhas se encontram transformadas em agulhas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas.
 
Savanas — Ocorre no centro do Brasil, onde o clima é tropical semi-úmido (Cerrado).
 
Floresta Equatorial Amazônica – Domina grande parte da porção setentrional da América do Sul. Sendo a maior floresta de clima quente do mundo, existindo em uma área de solo pobre

terça-feira, 24 de julho de 2012

Clima do Continente Americano


Clima Tropical: tem as temperaturas médias anuais elevadas, superiores a 20ºC. As chuvas se concentram no verão e o inverno é seco. É o clima dominante na América Central e regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Clima Equatorial: é o clima das regiões próximas ao Equador, logo, é muito quente e úmido. É o clima dominante na região amazônica e algumas regiões da América Central.

Clima Subtropical: é o nosso tipo de clima, com as 4 estações bem definidas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

 • Clima Desértico: tem escassez de chuvas e grandes variações de temperatura ao longo do dia. Lembre-se que existem desertos quentes e desertos frios, como o da Patagônia e o polo.

Clima Temperado: varia conforme a área, mas em geral tem o verão quente e o inverno muito frio, com temperaturas negativas. Com as 4 estações bem definidas e as chuvas mais concentradas na primavera e no verão.

Clima Frio: tem as temperaturas médias anuais baixas (não ultrapassa os 10ºC), os verões são curtos. É o clima dominante no Alasca, no norte dos EUA, no Canadá e no sul do Chile.

Clima Mediterrâneo: só é encontrado em estreitas faixas do Chile e nos EUA (próximo ao litoral do Pacífico). Tem invernos chuvosos e verões secos.

Clima Semi-árido: é muito quente (temp. média superior a 30ºC), tem pouca chuvas e mal distribuídas. É o clima do Nordeste brasileiro, da região central do EUA, México e ao sul da Argentina.

 • Clima Frio de Alta Montanha: por motivos óbvios, é encontrado nos Maciços montanhosos do oeste do continente, muito frio e com precipitação de neve.

Clima Polar: muito frio (temp. média anual sempre inferior a -10ºC) e precipitações sempre em forma de neve, solo sempre coberto por neve ou gelo. É o clima do norte do Canadá e da Groenlândia.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sol: A estrela central de nosso Sistema Solar



O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.

A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros, ou 1 unidade astronômica (UA). Na verdade, esta distância varia com o ano, de um mínimo de 147,1 milhões de quilômetros (0,9833 UA) no periélio a um máximo de 152,1 milhões de quilômetros (1,017 UA) no afélio (em torno de 4 de julho). 

A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. A energia do Sol na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo do qual, direta ou indiretamente, dependem todos os seres vivos que habitam nosso planeta. A energia do Sol também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e o clima na Terra.


Uma ilustração da estrutura do Sol:
1. Núcleo
2. Zona de radiação
3. Zona de convecção
4. Fotosfera
5. Cromosfera
6. Coroa
7. Mancha solar
8. Grânulos
9. Proeminência solar