quinta-feira, 18 de novembro de 2010

America Andina

A América Andina é constituída pelos países da América do Sul atravessados pela Cordilheira dos Andes.
São eles: Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Em conjunto esses países ocupam aproximadamente 6,4 milhões de quilômetros quadrados.
A população dos países andinos é superior a 134 milhões de habitantes, sendo a Colômbia, o Peru e a Venezuela os países mais populosos.
Na composição étnica da população andina, sobressaem os índios e os mestiços de índio com branco de origem espanhola, que juntos representam mais de 70% da população regional.
A concentração populacional é maior no litoral e nos altiplanos e vales andidos. A leste da Cordilheira dos Andes, as terras baixas amazônicas são escassamente povoadas. Outro aspecto da distribuição da população regional é sua grande concentração nas cidades. A taxa de população urbana é maior na Venezuela e no Chile e menor no Equador e na Bolívia.
As maiores regiões metropolitanas dos países andinos são Lima, Bogotá e Santiago do Chile.A economia dos países andinos é baseada em atividades primárias, tais como: mineração, pesca, agricultura e pecuária. Em relação à mineração, os principais recursos encontrados são: Petróleo (Equador, Colômbia e sobretudo na Venezuela); chumbo e prata (Peru); cobre (Chile); estanho, bauxita e gás (Bolívia). A pesca é destaque no Equador, Colômbia e principalmente no Peru. A agricultura familiar, ou de subsistência, é pratica entre os camponeses mais pobres, que plantam com poucos recursos. Contrastando com a agricultura de subsistência, a agricultura comercial utiliza técnicas modernas, e se concentra em grandes propriedades cujos produtos são voltados para a exportação. A pecuária, tanto de bovinos quanto de ovinos é de baixa produtividade, e não chega a atender o mercado interno

Nenhum comentário:

Postar um comentário