segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Biomas brasileiros

Biomas brasileiros
Por: Denise Moraes

Vamos começar nosso texto com um pequeno exercício. Tente lembrar de algumas regiões do Brasil que você já viu pela televisão. Por exemplo, quando você lembra o que já viu sobre a Amazônia.


Que imagem você tem da Amazônia? Grandes árvores, muitos rios e bichos que você não está acostumado a ver. Não é isso? Agora, vamos tentar outro exemplo. Quando você pensa no Nordeste, qual paisagem vem à sua cabeça? Lugares secos, quase sem árvores, apenas com aqueles cactos que lembram filmes nos desertos...

É claro que a Amazônia não tem só o que você imagina. Assim como o Nordeste não é um imenso deserto. Mas as imagens que vieram à sua mente neste exercício mostram fatores determinantes de cada um desses lugares como flora, fauna e temperatura. Existem muitos vegetais, animais e tipos de clima, mas esses elementos não estão todos presentes em todos os lugares. Em um determinado local existem bichos mais comuns, plantas que predominam, faz mais calor ou mais frio, chove mais ou chove menos.

Ecossistema é o nome dado ao conjunto de seres vivos ou não que caracterizam um lugar, uma região. Podemos dizer então que fazem parte de um ecossistema animais, plantas, bactérias, a água, o vento, o solo, a luz do sol... tudo isso junto, ou seja, a forma como todos esses fatores se relacionam, como eles estão ligados, é o que determina um ecossistema.

Os ecossistemas podem ser divididos em terrestres e aquáticos. Além desta divisão, também podem ser classificados em naturais, como, por exemplo, bosques, florestas, desertos e oceanos e artificiais, criados pelo homem, como açudes, aquários e plantações.

Lembrando de apenas alguns elementos, como a diversidade de animais que você já viu, as espécies de plantas que conhece, as mudanças de clima que já experimentou e o tamanho do nosso planeta.
Você deve estar se perguntando quantos ecossistemas existem na Terra. É, são muitos. Existem ecossistemas dentro de outros ecossistemas, como é o caso de um lago que pertence a um bosque. Todos eles juntos formam a Biosfera, a parte do planeta que é ocupada por seres vivos.

Biomas são reuniões de ecossistemas agrupados de acordo com aspectos de vegetação, relevo e clima. Aqui no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente admite a existência de sete biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Campos Sulinos e Costeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário